O imóvel que sedia o Casarão foi um dos legados do século XIX deixado em nossa cidade que se mantém imponente até o presente momento. Atualmente administrado pela EMBRASESC, o prédio recebeu uma revitalização com total cuidado em preservar a história e a memória do local. A empresa revitalizou o espaço com recursos próprios, realizou a pintura completa interna e externa, troca de iluminação, infraestrutura hidráulica e elétrica. Atualmente mantida e administrada pela EMBRASESC, a Casa de Artes Tiago de Pinho foi oficialmente fundada em agosto de 2016. Resultado de um ano de oficinas livres no ano de 2015 sob a a cunha de “Studio de Artes Tiago de Pinho”, cresceu e se tornou referência na cidade quando se fala em teatro.
CURSOS:
- Informática;
- Iniciação ao teatro;
- Libras;
- Leitura e produção de texto;
- Desenho de paisagem e ilustração;
- Escrita Criativa;
- Criação de quadrinhos;
- Fotografia em mídias móveis;
- Brinquedos óticos; -
Fotografia para crianças;
- Edição audiovisual (online);
- Dança para idosos;
- Dança contemporânea - Danças urbanas;
- Dança de salão;
- Iniciação a violão;
- Iniciação a percussão;
- Vivência percussivas;
- Técnicas circenses;
- Bijuteria em tecido;
- Literatura da história e questões raciais no Brasil.
ATENDIMENTO PSICOLÓGICO OFERTADO NO CASARÃO
A EMBRASESC, compreendendo a importância do cuidado com a saúde mental, vem elaborando e executando projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida das pessoas através da prevenção e redução dos impactos do adoecimento mental. Para isto, a instituição conta com uma equipe técnica composta por psicólogos e outros profissionais para o melhor desenvolvimento destes projetos e ações. Um desses projetos que está sendo analisado para implementação é o PSICOLOGIA NAS ESCOLAS, que tem como objetivo permitir o acesso dos alunos da rede pública de ensino ao atendimento e orientação psicológica, bem como, a realização de palestras, rodas de conversa e ações em saúde mental com a finalidade de reduzir e amenizar o adoecimento psíquico.
NA MÍDIA
HOMENAGEADOS
O casarão homenageia grandes personalidades paraenses, dando nome a seus respectivos espaços. Essas personalidades são: Daniela Barbalho, Bernardino Santos, Lucinha Bastos, Nilson Chaves, Lúcio Mauro, Vera Castro, Nilza Maria.