top of page
CAPA REVISTA4.png

O Casarão

Administrado pela Empresa Brasileira de Produtos e Serviços Culturais - EMBRASESC, em conjunto com o Centro Cultural e Esportivo do Estado Pará – CCESP  o CASARÃO é uma instituição singular na paisagem cultural paraense. Tem importantes patrimônios em quatro áreas: artes cênicas, música, fotografia e literatura. O centro promove uma expressiva transversal da história da cidade, seu tecido social, sua vida simbólica, conflitos, contradições, desafios e expectativas sociais.

 

O Casarão é um espaço multicultural, com salas de cinema/auditório, biblioteca, salas multiuso de dança, teatro, circo e música, biblioteca e muito mais. O Casarão construído em estilo eclético - o qual correspondia a escolha dos construtores da passagem do século XIX para o XX, por uma variedade de estilos, linguagens compositivas e decorativas, baseadas na arquitetura original de varies países e períodos históricos, apresenta tipologia de chalé urbano. O Casarão está localizado no coração da cidade de Belém, uma área de entorno de monumento tombado pelo Governo Federal: Conjunto Arquitetônico a Av. Governador Nazaré, inserido em área de entorno do Antigo Solar do Barão do Guamá.

 

 Além de um espaço cultural, o Casarão tem espaços proativo de apoio à educação, que integra cursos, palestras e outras atividades educacionais de formação informal. A utilização desses espaços, no processo ensino e aprendizagem, apresenta a intenção de preparar o sujeito para enfrentar os desafios dos tempos modernos enquanto cumpri seu papel para a prática da cidadania. O espaço já nasceu com uma escola, cuja proposta educacional é inovadora: propiciar o desenvolvimento de um programa educativo de referência para ações no Pará, ao conjugar arte e educação a partir do programa curatorial que norteia a instituição.

IMG_0344.jpg
Siga-nos

Cursos
Permanentes

- Informática;

- Iniciação ao teatro;

- Libras;

- Leitura e produção de texto;

- Desenho de paisagem e ilustração;

- Escrita Criativa;

- Criação de quadrinhos;

- Fotografia em mídias móveis;

- Brinquedos óticos;

- Fotografia para crianças;

- Edição audiovisual (online);

- Dança para idosos;

- Dança contemporânea;

- Danças urbanas;

- Dança de salão;

- Iniciação a violão;

- Iniciação a percussão;

- Vivência percussivas;

- Técnicas circenses;

- Bijuteria em tecido;

- Literatura da história e questões raciais no Brasil.

DSC_0431.png

Patrocínio:

Slide1.JPG
logo secult.jpg

Realização:

aa880a16-e0cf-47f2-a889-5deb0a9e0afd.jpeg

 "Este projeto foi fomentado pelo PROGRAMA FUNARTE DE APOIO A AÇÕES CONTINUADAS 2023”.

bottom of page